Institucional
TwitterFacebook
Categoria

jan 8, 2018

A importância de estar atento ao corpo e cuidar da saúde

 

Durante dois meses fiquei afastado deste espaço no “Jornal da Cidade”, justamente por causa de um problema de saúde. Fortes dores abdominais e logo em seguida o diagnóstico: apendicite e a necessidade da intervenção cirúrgica.

Nessas horas a gente se dá conta do quanto somos frágeis e como é importante estarmos atentos ao nosso corpo e cuidarmos da nossa saúde. A saúde é, de fato, o bem mais valioso que possuímos. Por isso, ao retornar à coluna, escolhemos trazer novamente o tema “cuidados com a saúde”, focando ações simples no dia-a-dia que contribuem para uma vida saudável.

ÁGUA – O consumo de água está diretamente relacionado à saúde e é fundamental. A água ajuda a manter hidratado o organismo, atua nas funções do corpo e mantém a temperatura corporal equilibrada. A recomendação é o consumo de ao menos dois litros diariamente.

ALIMENTAÇÃO – Para manter a energia do corpo, os seres vivos precisam se alimentar, claro. Mas é preciso que essa alimentação seja rica em nutrientes para o organismo, como legumes, verduras, frutas, carnes e ovos. No caso dos adeptos do estilo de vida vegetariano ou o vegano, os alimentos de origem animal podem ser substituídos. Carnes e ovos, por exemplo, pode ser trocados por outras fontes de proteínas.

EXERCÍCIOS – Gostando ou não, desde que não haja nenhum impedimento, praticar exercícios deveria ser uma regra para as pessoas. É benéfico à saúde manter o corpo em movimento e, entre outras coisas, auxilia na melhora da respiração e do condicionamento físico.

EXAMES – Pelo menos uma vez por ano é importante fazer exames de rotina. Existem doenças silenciosas, que não apresentam sintomas. Fazer o acompanhamento médico e garantir que está tudo bem com o organismo é importante.

SONO – Conheço muita gente que dorme pouco e mal, não dando valor ao momento de descanso do corpo. O sono é a hora em que o organismo relaxa e repõe as energias gastas ao longo do dia. Por isso, é preciso priorizar uma boa noite de sono.

Um excelente 2018 a todos os leitores do “Jornal da Cidade” e às suas famílias. Que continuemos juntos no próximo ano, com muitas novas histórias.

Hugo Rodrigues é carinhosamente chamado por amigos e familiares de “Peró”, por causa da terrinha (Iperó). Sou jornalista, pós-graduado em jornalismo e um grande sonhador. No mais, estou em construção permanente…

1 Comentário

  1. Hugo que matéria fantástica, nosso corpo casa do nosso espírito, o qual DEVEMOS cuidar com muito amor e carinho.
    Nosso corpo fala o que a boca não consegue.
    Gratidão

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *