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jan 8, 2018

Como diminuir o cansaço no seu dia-a-dia

Olá queridos leitores, hoje quero abordar um tema que tenho deparado naturaprodutivlmente no meu dia-a-dia, pessoas com o semblante carregado, expondo nitidamente em seus rostos uma fadiga física e mental. Quando as pessoas se sentem cansadas, a maioria  acredita que a solução seja dormir e que, ao acordar, estarão renovadas. Entretanto, nem sempre isso acontece, pois pode haver uma causa maior por trás dessa fadiga. Veja, a seguir, quais são as principais razões que levam um indivíduo a sentir muito cansaço.

Ansiedade: é um problema que acomete uma grande parte da população atual. A mente do ansioso funciona de forma exaustiva, principalmente com preocupações sobre o que irá acontecer. Com isso, as ondas cerebrais se aceleram mais do que o normal, causando insônia ou impedindo que o sono tenha seu efeito reparador natural. Então, a pessoa acorda e continua com a mesma sensação de cansaço do dia anterior.

Estresse: tem um efeito parecido com o da ansiedade. O cérebro de um indivíduo que está estressado não para de pensar nos problemas e em situações que precisa resolver. Com isso, não consegue desativar os hormônios noradrenalina e cortisol, que o impedem de descansar enquanto dorme.

Depressão – este cansaço provocado por alterações fisiológicas no cérebro somado a problemas de fundo emocional faz com que a pessoa sinta todos os sintomas acima e também não tenha ânimo, disposição, energia e motivação para se levantar da cama ou fazer suas atividades diárias. É uma doença séria que precisa ser tratada por especialistas, pois a sensação de estafa é apenas um dos muitos sinais físicos de que o emocional não vai nada bem e de que precisa ser cuidado com mais atenção.

Então segue algumas dicas para ter mais energia:

Ao perceber alterações na sua energia e notar que continua sentindo cansaço, mesmo após uma noite de sono, é importante buscar ajuda médica para que seja encontrada a causa e o tratamento adequado possa ser realizado. Contudo, existem alguns hábitos que podem ser adotados para sentir mais energizado e, assim, ajudar a evitar o cansaço excessivo.

1 – Durma o Suficiente

Ao contrário do que muitos pensam, dormir não é perda de tempo, trata-se de oferecer o descanso que seu corpo e mente precisam para estarem prontos para um novo dia, então faça o possível para dormir entre 7 e 8 horas por noite. Pessoas que dormem menos de 6 horas têm maiores chances de ter problemas, como: AVC, hipertensão, infarto, arritmia, obesidade e diabetes. Alguns hábitos que ajudam a ter noites de sono mais reparadoras incluem:

Ter horários regulares para dormir, assim o corpo irá se acostumar com a rotina e as chances de sofrer com insônia se tornam menores; Evitar a ingestão de bebidas consideradas estimulantes no fim do dia, como café e energéticos; Fazer refeições leves no jantar e comer, no máximo, duas horas antes do horário de dormir; Evitar utilizar tablets e celulares na cama antes de dormir. Além de as notificações causarem ansiedade e retardarem a vontade de dormir, a luz emitida por esses aparelhos inibe a produção de melatonina, que é o hormônio responsável pelo sono. 2 – Organize a Sua Rotina Indivíduos que levam uma vida desregrada e sem rotina costumam se sentir mais cansados do que aqueles que organizam suas atividades. Quando há organização, é possível definir horários para tudo, inclusive descansar a mente e dormir. Isso irá permitir que você tenha maior controle sobre a sua vida e, inclusive, com que seja mais produtivo. Alguns hábitos que ajudam a manter a rotina mais organizada: Comece a anotar e planejar os seus compromissos todos os dias; Antes de se comprometer a fazer algo, verifique se aquilo realmente é indispensável; Aprenda a dizer não para compromissos desnecessários ou que realmente não puder ir; Evite deixar obrigações para serem realizadas de última hora, pois isso pode gerar estresse. 3 – Realize Exercícios de Relaxamento existem diversos tipos de exercícios que podem te ajudar a desacelerar a mente após um dia de trabalho e, assim, conseguir relaxar. A meditação e exercícios de respiração, por exemplo, costumam trazer resultados bastante satisfatórios, ajudando a aliviar sintomas de estresse e ansiedade. 4 – Adote Hábitos Saudáveis e Positivos procurar levar a vida de forma mais saudável e positiva irá te ajudar a ter mais energia e evitar a sensação de cansaço que não passa. Segue algumas sugestões: Faça refeições leves, priorizando alimentos naturais e evite os gordurosos ou muito calóricos; Realize atividades físicas que sejam prazerosas, o que pode ser aulas de dança, caminhada, corrida ou o que preferir;

Cuide da sua saúde e faça checkups regulares; Tenha um hobby, uma atividade que considere prazerosa, que pode ser ler, cuidar de plantas, pintar, realizar trabalhos voluntários, qualquer coisa que faça bem para a sua mente e te dê satisfação;

Evite alimentar pensamentos negativos e bloqueadores, se conheça e confie no seu potencial. Saiba ouvir os sinais do seu corpo e procure o tratamento adequado para o cansaço excessivo. Todos têm o direito de levar a vida de forma plena e feliz e isso inclui você. Então, cuide da sua saúde, ela é o seu bem mais precioso. Um 2018 repleto de realizações. Acredite, faça acontecer…

Coach, Palestrante Motivacional e

Treinador em Vendas na empresa Aconteça Coaching

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