Institucional
TwitterFacebook
Categoria

jan 23, 2018

Higiene Bucal do Bebê

Além das indiscutíveis propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Mamando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária. Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. A primeira visita ao dentista deve ser feita ainda na gestação. ´Para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do seu filho. Independentemente da consulta da gestação ter sido realizada, a primeira consulta do bebê deve ser por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento.

Cárie de mamadeira é de desenvolvimento rápido (aguda), que provoca dor e dificuldade de alimentação, determinando perda de peso e de estatura. É provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente durante a noite, sem que seja feita a higiene bucal posterior (antes de dormir).

O que evitar?

Evite uma exposição excessiva ao flúor. Você deverá consultar seu dentista ou pediatra para obter informações sobre o uso de flúor. Não deixe seu bebê cair no sono durante a amamentação ou com uma mamadeira em sua boca; isto minimizará o risco de desenvolvimento bactérias. Por fim, não compartilhe seus utensílios, como canudos ou copos. Lembre-se que as bactérias podem ser transmitidas e causar infecções.

Colocar todas estas ações em práticas poderão garantir ao seu bebê os mais seguros e eficazes cuidados bucais. Definitivamente, isto trará mais tranqüilidade para pais e crianças!

Garanta um lindo sorriso em 2018 Clínica odontológica Dra. Tânia Cristina Oliveira & Equipe. Forma de pagamento facilitado, ligue e agende uma avaliação. NÃO COBRAMOS DOCUMENTAÇÃO ORTODÔNTICA.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *