Institucional
TwitterFacebook
Categoria

dez 22, 2017

Prefeito Joel Haddad fala sobre o primeiro ano de mandato

Minha gente, após 12 meses da nossa administração, posso dizer com certeza que a cidade já apresenta um novo visual. Ao assumir, encontrei uma cidade bem diferente da que deixei, ao término do segundo mandato, na minha gestão passada. Os problemas eram muitos, como a frota municipal mais uma vez sucateada, ruas esburacadas e poucos recursos financeiros, cenário nem um pouco animador para iniciar esta nova gestão.

Logo nos primeiros dias de trabalho, junto de minha equipe, começamos a colocar em prática nosso plano de governo, marcado pelos desafios que sempre fizeram parte da minha vida pública. Iniciamos uma reforma no paço, determinamos uma imediata operação tapa buracos, retomamos a manutenção das praças, ciclovia, calçadão, campos de futebol, readequação do trânsito na região central na cidade, entre outras que continuam. Reforço que esta ação é permanente, nunca tem um fim. É um ciclo que sempre reiniciamos para não deixar que o abandono acabe por deteriorar as áreas públicas.

A Educação, assim como a saúde, são áreas fundamentais na administração pública. Visando dar mais dinamismo e buscando oferecer uma formação de qualidade aos nossos jovens, a secretaria foi renovada e os bons resultados já estão acontecendo. As escolas e creches estão passando por melhorias estruturais e reformas, para oferecer sempre mais qualidade e infraestrutura de ensino. Devemos ter o máximo carinho com a rede municipal, que hoje dispõe de 10 creches e 12 escolas, atendendo 4625 crianças.

Na secretaria de Cultura, Esporte e Turismo nomeei Carmem Machado, premiada nacional e internacionalmente pelos seus projetos, para compor o governo. Uma de suas primeiras ações foi a criação de um espaço exclusivo para atividades culturais, em parceria com a secretaria de educação: a antiga escola José Marcello. Durante todo o ano, foram desenvolvidos mais de 27 cursos na área cultural e 10 esportivos, todos gratuitos, atendendo aproximadamente 1200 pessoas. Ações integradas com a comunidade quilombola Cafundó também foram desenvolvidas, focando fomentar o turismo no local. O desfile de aniversário da cidade foi marcado com retorno da BAMMASP, projeto cultural este de extrema importância, haja vista que representa nossa cidade em todo estado.  No esporte, podemos destacar o sucesso dos campeonatos de futebol , vôlei e futsal, que assim como a corrida do trabalhador e as caminhadas e passeios ciclísticos, movimentam a cidade.

Mesmo sabendo que a segurança pública é obrigação do estado, não deixei este assunto em segundo plano. Com o valoroso auxílio de meu secretário de governo Márcio Pedroso, proporcionamos importantes investimentos. Com nosso empenho, hoje a cidade dispõe de 25 câmeras de monitoramento, realizamos palestras preventivas e de conscientização nas escolas, recuperamos a base móvel, implantamos o patrulhamento de bicicletas e criamos uma segunda base para a Guarda Municipal, no bairro Campo Largo. Também é importante citar que retomamos as obras das casas populares no Jardim Teixeira e, pelo ritmo das obras, muito provavelmente, entregaremos algumas unidades, ainda em 2018.

Como emprego é necessidade de todos, ainda mais nesta época de dificuldades econômicas, estou buscando incessantemente parcerias para que indústrias se instalem em nosso Distrito Industrial II, que ficou abandonado nos últimos anos. Estamos com as tratativas avançadas e, muito em breve, novas oportunidades de trabalho serão oferecidas.

Como sempre digo, não fui eleito para reclamar, e sim para enfrentar e resolver os problemas. No entanto, não posso deixar  passar em branco os problemas causados com a coleta de lixo. Além dos atrasos nas coletas, devido ao encerramento das atividades em nosso aterro sanitário, e a demora do governo anterior em buscar as licenças e recursos para a construção do novo, todo lixo gerado em nossa cidade tem que ser levado até o aterro da cidade de Iperó. Não bastasse a morosidade do processo, tudo isso custou aos cofres públicos quase R$ 900 mil. Este dinheiro, que poderia ser aplicado em outras áreas, não trará nenhum retorno ao município.

No entanto, mesmo em meio ao momento econômico turbulento, adquirimos mais um caminhão, maior e mais moderno, para auxiliar neste importante serviço público. Se tudo caminhar como está, ainda nos primeiros meses do ano que vem, o novo aterro estará em funcionamento e, com isso, economizaremos muitos recursos, que nos proporcionará fazer muito mais.

Não posso deixar de mencionar o apoio do meu vice Orival Volpi Júnior, da Câmara de vereadores, ao Sindicato e os servidores públicos municipais, como um todo. Tenho a consciência que tenho muito que fazer, mas os trabalhos não param. Ninguém governa sozinho e a nossa parceria será essencial para continuarmos conseguindo resultados ainda mais expressivos para nossa cidade.

O ano de 2018 bate à nossa porta e, de coração, aproveito a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e um novo ano repleto de realizações.

Joel David Haddad, prefeito.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *