Institucional
TwitterFacebook
Categoria

nov 28, 2017

Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo realizou diversas atividades em 2017

Desde janeiro deste ano a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo vem desenvolvendo uma série de ações, projetos e eventos no intuito de fomentar e refletir o acesso da população aos bens culturais materiais e imateriais. Com esse intuito, nasceu o Espaço de Educação e Cultura José Marcello que abriga, além dos projetos da própria Secretaria da Cultura, inúmeros grupos e coletivos culturais, artísticos e esportivos que utilizam as salas do prédio para ensaios, treinos, cursos e apresentações de modalidades como jiu-jitsu, teatro, dança, skate, vôlei e futsal são algumas das atividades espontâneas nascidas no espaço, que também é a sede executiva da Secretaria. “Entendemos que para que possamos partir para um processo de descentralização da cultura da cidade, ampliando o acesso da população à cultura e ao lazer, primeira seria necessário criar um núcleo consistente, estruturado, um centro de onde partiremos para todas as direções. E essa é a proposta de trabalho que moverá a Secretaria no ano de 2018, a descentralização”, relata Carmem Machado.

Segue breve resumo das atividades desenvolvidas no decorrer do ano: no esporte, a corrida de 1º de maio, passeio ciclístico, entre outras, incentivou a criação do projeto Redemoinho, com inúmeros núcleos de formação e práticas esportivas que visam saúde e qualidade de vida aos seus participantes. Mais de 200 vagas foram criadas para outras modalidades como judô, corrida, ginástica fitness, ginástica rítmica, Yoga, pilates e Tai-Chi-Chuan.  No mesmo segmento, nasceu a caminhada Rosa, no final de outubro, e a caminhada e passeio ciclístico Azul, no final de novembro, mobilizando centenas de pessoas em prol da saúde, pelas ruas da cidade.

Na cultura, A biblioteca ganhou casa nova, tendo um dos blocos do espaço só para ela. A ampliação do acervo contou com aquisição de mais 300 novos volumes que vieram através de compra, doações, trocas e parcerias com projetos do governo do Estado de São Paulo e da empresa Arysta. Além disso, a Oficina de Máscaras , 2ª Palhaceata, Festa do Peão, Desfile Cívico e de Cavaleiros e a volta da BANMASP tiveram destaque. Em parceria com o Governo do Estado, ocorreu o pela primeira vez na cidade o Projeto Viagem Literária, com apresentação, contação de histórias e rodas de conversa com autores infanto-juvenis e adulto, além de treinamento para equipe da biblioteca.

Roda de capoeira no quilombo

O Janela Cultural também retomou seus trabalhos, levando exposições e outras atividades ao Paço Municipal e a Praça da Matriz. Em outubro ocorreu o 1º Festival Food Trucks, que ocorreu paralelamente ao calendário de atividades desenvolvidas no calçadão , finalizando a comemoração do dia da criança, que ocorreu em todas as escolas municipais. Do dia 14 ao dia 20 de novembro foi realizada a Semana da Consciência Negra com shows, apresentações, rodas de conversas, palestras, exposições e visitação ao Quilombo Cafundó. Também merece destaque o projeto Raízes, que possibilitou a participação de mais de 800 pessoas em oficinas, cursos e workshops e projeto Tecendo Arte, que em parceria com a Secretaria de Promoção Social, realiza apresentações de circo, teatro, dança, música entre outras linguagens, que acontecem em diversos espaços da cidade com artistas e grupos conceituados. Inúmeras oficinas culturais também foram oferecidas, como a de Cinema e Vídeo, que ocorre em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Ainda para este ano estão programadas apresentações de teatro de rua e dança no Projeto Tecendo Arte, além dos trabalhos de finalização dos cursos de Ginástica Rítmica, dança gaúcha, ballet, jazz, dança de salão, dança do ventre, circo e teatro.

A recém-nascida Divisão de Turismo, em conjunto com outras secretarias, criou e mantém a Feira Noturna e projetos voltados ao turismo cultural, que tem o Quilombo Cafundó como ponto fundante. Ainda este ano ocorrerá o Projeto Cinema na Praça, no centro e na praça da Bíblia, além da programação de Natal que deverá ocorrer no centro entre os dias 18 e 23 de Dezembro,  com apresentações culturais, presépio e o Papai Noel. Toda a programação você acompanha no Jornal da Cidade, conforme as programações sejam divulgadas.

Outubro rosa, caminhada de conscientização.

Novembro Azul, caminhada e passeio ciclístico.

Oficina de grafite.

Acompanhe os trabalhos pelo Jornal da Cidade e pela pagina oficial dos projetos, segue no link https://www.facebook.com/redemoninho.saltodepirapora.9

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *